domingo, 24 de fevereiro de 2019

TENTARÁ O HOMEM A DEUS?

      O homem, desde o início da criação, tentou a Deus, duvidando de Sua Palavra, pondo à prova o Seu poder e misericórdia. Começando  pelos primeiros pais, Adão e Eva que, tendo convivido com o Senhor, recebido instruções de como proceder no paraíso, se deixaram levar pela sedução maligna da serpente.     
    Castigados e lançados fora dali, não desistiu o ser humano de desafiar a Deus, experimentando-O com sua desconfiança humana, o que não foi diferente, em diversas ocasiões, durante a peregrinação no deserto.
       Quando sentiram sede, discutiram com Moisés, querendo saber se Deus estaria mesmo presente entre eles. Duvidavam da promessa do Senhor! Êxodo 17:7.
     Deus havia preparado caudais de águas para saciá-los, atendido suas necessidades de se vestirem, de se protegerem do frio e do calor e o próprio líder questionou,  diante do povo rebelde,  a magnificência de Deus, se mostrando indignado com a pressão sofrida, ferindo a rocha ao invés de falar com Ela, conforme instrução do Senhor. Davi citou nos Salmos essa rebelião, no Salmo 95:8.
     Igualmente quando, fartos do maná, constrangeram a Moisés exigindo carne: "...Pode ele dar-nos pão também? Ou fornecer carne para o seu povo? Ouvindo isto, o SENHOR ficou indignado; acendeu-se fogo contra Jacó, e também se levantou o seu furor contra Israel; porque não creram em Deus, nem confiaram na sua salvação.” Salmos 78:18-22. Então, o Senhor não tolera a rebeldia contra Si e castigou os impenitentes com a morte, depois de atender sua exigência e uma grande maioria, inclusive o líder, não pisaram na terra prometida, Canaã.
     Satanás tentou a Jesus, ao longo de 40 dias no deserto, na intenção de fazê-lo desistir da dolorosa missão pela qual viera, de trazer salvação ao povo escolhido do Senhor. Sugeriu que transformasse pedra em pão, quando, faminto, jejuava por dias e,  todos os reinos da terra, em troca de adoração. Sendo levado  à parte mais elevada do templo, quis pôr Deus à prova, sugerindo a Jesus que se jogasse dali, porque o Pai O socorreria, enviando os santos anjos:
      "E Jesus, respondendo, disse-lhe: Dito está: Não tentarás ao Senhor teu Deus. E, acabando o diabo toda a tentação, ausentou-se dele por algum tempo.” Lucas 4:12-13.
    Assim nós, que vivemos no Espírito, igualmente sofremos a tentação do inimigo em nossa carne e elas se apresentam de diversas formas, porque ele  conhece nossas fraquezas, sabe de onde fica mais fácil nos derrubar e ele não dá trégua, ele quer nos derrotar espiritualmente!
  Deus não nos tenta, mas,  nos prova para o bem, para que haja crescimento, após resistirmos no deserto, porque nos prepara para nos conceder bênçãos grandiosas, após aprovados no sofrimento e atribulações.   
     Sejamos firmes, a exemplo de Jesus, ao manter a confiança no Senhor, principalmente quando nada enxergamos de solução à nossa frente, pois isto é fé! Se murmuramos, diante de pequenos problemas, não estamos preparados para ultrapassar maiores obstáculos; se não agradecemos pelas bênçãos diárias, por julgá-las merecidas, é sinal de que não estamos aptos a receber os milagres pelos quais esperamos!
    Que o Senhor, que nos instrui em todo o bem, nos livre de todo o mal, segundo cremos! Amém!
Dora Tavares Duarte

Nenhum comentário:

Postar um comentário