terça-feira, 20 de novembro de 2018

ANTES QUE SEJA TARDE

       Sabemos que há jovens que não querem saber de viver a vida com Jesus. Não  são poucos os que acreditam que precisam "aproveitar" o mundo e tudo que ele oferece, para, mais tarde, pensar no assunto.
          Na verdade, a impressão que passam  com essa decisão é que a vida cristã é enfadonha e sem atrativos, coisa para idosos que esperam a morte, que não têm o que pensar.
           Diferentemente disso, em muitos testemunhos que se presenciam nos cultos, sobre a própria  conversão, existe um ponto em comum entre a maioria deles, ou seja,   a pessoa  lastima por não  ter escolhido o verdadeiro Caminho mais cedo!
           Essas pessoas aprenderam, por terem vivenciado  tantas experiências dolorosas em sua vida, sem necessidade,  que,  com a orientação do Espírito Santo, seriam naturalmente  evitadas:
"Lembre-se do seu Criador, nos dias da sua juventude, antes que venham os dias difíceis e se aproximem os anos  em que você dirá: "Não tenho satisfação neles". Eclesiastes 12:1.
             Estando na presença de Deus, torna-se bem mais fácil evitar o pecado, que além de suas terríveis consequências,  roubam a tranquilidade de uma consciência em paz. Muitos problemas na vida adulta têm suas raízes num passado de inconsequência:
        "Fuja dos desejos malignos da juventude e siga a justiça, a fé, o amor e a paz, com aqueles que, de coração puro, invocam o Senhor." 2 Timóteo 2:22.   
         Deus não condena o divertimento sadio, as celebrações de alegria entre amigos, de forma equilibrada, mas a falta de temperança prejudica o lazer. Deus dá aos jovens força e coragem para empreender, realizar seus projetos, igualmente para se divertir,  nos caminhos de Deus, evitando pecar pelos excessos:
          Alegre-se, jovem, na sua mocidade!  "Seja feliz o seu coração, nos dias da sua juventude! Siga por onde seu  coração mandar, até onde a sua vista alcançar, mas saiba que por todas essas coisas, Deus o trará a julgamento." Eclesiastes 11:9.
            Naturalmente,  a juventude é impulsiva, anseia por autonomia e age sem pensar,  seguindo o que sugere seu coração e, afastado da presença de Deus, na maioria das vezes, se dá mal: "O coração é mais enganoso
que qualquer outra coisa e sua doença é incurável. Quem é capaz de compreendê-lo?" Jeremias 17:9.
              Nunca,  como hoje,  tantas mortes  trágicas ocorrem entre os jovens e incontáveis  envolvimentos com o crime. A estatística aponta para uma escalada vertiginosa no número daqueles que não atingem a idade adulta, por não ouvirem os conselhos dos mais experientes, sejam familiares, professores,    líderes espirituais e, principalmente, os pais:
     "Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá." Êxodo 20:12. 
          Amados, busquem a Jesus, antes que seja tarde;  andem nos retos caminhos de Deus e a verdadeira alegria habitará em seu coração, apesar das lutas, das dificuldades e das incompreensões, porque é o Senhor que os ajudará:             
"Não fui eu que ordenei a você? Seja forte e corajoso! Não se apavore nem desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar"." Josué 1:9.
         A vida que o mundo,  com suas armadilhas e falsa alegria,   oferece em nada se parece com a felicidade real,  que tanto deseja experimentar o seu coração!
           Que Deus os  abençoe e os livre de todo mal! Amém!
Dora Tavares Duarte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário